Medo de crescer

'Esqueceram de Mim' (1990) (Foto: Divulgação)
A infância e a adolescência são subestimadas quando estamos vivenciando esse momento. Nem percebemos que a liberdade que tanto queremos obter, na verdade, não existe. Estamos sempre presos a convenções sociais – se não é para “se tornar alguém” é para “alcançar algo”. Um saco.
Devaneios à parte, eu estava lendo um artigo sobre como os psicólogos agora defendem que a adolescência termina aos 25 anos e me peguei pensando sobre como nossa sociedade realmente tem adiado cada vez mais a entrada na vida adulta. É a famosa "Síndrome de Peter Pan". As pessoas se inserem no mercado de trabalho mais tarde, saem de casa mais tarde, formam uma família mais tarde, e, consequentemente, conquistam sua independência mais tarde. Claro que as circunstâncias da atualidade dificultam bastante. É necessário ter qualificação acadêmica para conseguir um emprego, o que leva um tempo, e nem todos remuneram o suficiente que dê para alugar ou comprar um apartamento ou casa e sair do pé dos pais. Quando digo formar uma família, digo dividir a rotina com alguém e, claro, as despesas, o que facilita na busca pela independência.
E é essa a grande contradição da tal da síndrome. Enquanto não queremos ou não conseguimos ter a responsabilidade de pagar contas – para aqueles que possuem o suporte total da família – temos plena liberdade para tomar decisões quanto a relacionamentos e vida sexual, e assim ficamos naquele meio termo de “podemos isso, mas ainda não podemos aquilo”. Uma fase normal da vida, que quase todos passam. O problema é que dessa vez não estamos com 10 ou 15 anos, temos mais de 20.
A solução pode ser mais simples do que parece: apreciar cada momento de cada fase da vida sem pressões. Crescer no seu próprio tempo. Buscar a realização pessoal, mesmo que esta demore a chegar. Acredite, um dia ela vem.A forma como somos vistos pela sociedade e como somos tratados por ela também contribui para esse nosso “atraso” na conquista pela independência. Somos vistos como uma geração individualista, que escolheu a tecnologia em vez do convívio social, que não sabe muito bem o que quer e, por isso, demora para descobrir para onde ir. Acabamos tendo que provar com mais afinco a nossa capacidade de realizar e produzir. Por isso ficamos esse tempo todo construindo um caminho para chegar onde esperam que a gente chegue. Confuso, não é? A síndrome de Peter Pan existe por esse motivo. Parece mais fácil e prático ignorar responsabilidades do que ter ultrapassar obstáculos para provar que é possível se encaixar no modelo social de um adulto bem-sucedido. E quando você finalmente consegue, não é tão divertido quanto imaginava.
Kevin McCallister (vivido por Macaulay Culkin em ‘Esqueceram de Mim’, 1990) já entendia das coisas quando perguntou: “Sem ofensa, mas você não está velho demais para ter medo?”.
Raquel Temistocles (Jornalista Revista Monet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ixxi baby! Foram só seis, haverão muitos outros anos pra me aguentar ainda.