Paper I

UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS NA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES


Débora Inácio Silvério

Professor-Tutor Externo: Leonardo Bottini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em logística (LOD) – Prática do Módulo I
21/11/11


RESUMO

A área de gestão de pessoas já não é mais vista apenas como um departamento de pessoal. Ela é um agente de transformação nas organizações, promove mudanças e oferece sustentação para as mesmas. As empresas que optam por transformar seus funcionários, antes considerados como máquinas, em colaboradores, têm resultados benéficos em suas organizações. A produtividade cresce e com isso a empresa gera mais lucro.  Pois obtêm clientes satisfeitos e funcionários permanentes. Para isso, as empresas investem em cursos especializados para cada área e para cada colaborador.  E com isso vem ganhando maior competitividade no mercado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

1 INTRODUÇÃO


Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre a gestão de pessoas nas organizações, um estudo sobre as ações que as mesmas estão promovendo para obter maior comprometimento por parte dos empregados.

Os motivos que fizeram os modelos de gestão mudarem, pois em muitas empresas não se vê mais o funcionário como uma máquina, agora é tratado como colaborador. Tem participação nos lucros da empresa e tem sua atividade profissional sendo aperfeiçoada, com cursos especializados na sua área, além da ajuda de custo para faculdade.

 Os resultados obtidos pelas organizações foram positivos, quando um colaborador se sente parte da empresa, ele trabalha melhor, se sente satisfeito e traz maior lucro para a empresa.

2  GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES


Um novo panorama de atividades se instala na gestão de pessoas. Cenários novos exigem mudanças e as organizações precisam estar preparadas para elas. Para empregadores, empregados e principalmente líderes e clientes, estas mudanças se tornam difíceis no início mais proveitosas a longo prazo.

“Espera-se que o administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocá-las em ação.” (LACOMBE e HEILBORN, 2003, p. 7).


Investir nos colaboradores é a chave para abrir as portas do sucesso. As ações para essas mudanças precisam ser propostas e implantadas. Capacitar e treinar trazem crescimento e é necessário para a empresa que quer obter sucesso.

A ética e o respeito mútuo geram um ambiente de crescimento e de alto padrão de eficiência e eficácia. O importante para alcançar esse padrão de excelência é o desenvolvimento humano dos envolvidos nesse processo, passando a qualidade para o primeiro lugar.


3 AÇOES PARA MAIOR GANHO DE COMPROMETIMENTO POR PARTE DOS COLABORADORES

Investir nos colaboradoras nas mais diversas áreas tem trazido muito mais agilidade e retorno financeiro para as organizações. Por isso as empresas estão apostando nesta tática, afinal o feed back será positivo. Melhores salários, desenvolvimento dos funcionários e monitoramento de ações tem sido o motivo para as mudanças na gestão de pessoas.

3.1 REMUNERAÇÃO

Com salários fixos de acordo com cada função, participação nos lucros da empresa, como comissões, auxílios como cesta básica ou auxílio faculdade, estes itens tem contribuído para a manutenção dos colaboradores nas empresas.

[...] a administração salarial é o conjunto de métodos que tem por finalidade a atribuição de remuneração adequada aos empregados, assegurando a coerência interna entre os valores de salários e benefícios de cada um e a coerência externa com o mercado de trabalho, visando proporcionar constante motivação ao pessoal e controle de custos de pessoal. (LACOMBE e HEILBORN, 2003, p. 277, grifo do autor).

Com uma remuneração correta os colaboradores ficam satisfeitos e trabalham com mais afinco. Obtendo retorno financeiro por parte das organizações, colaboradores passam a se sentir  parte da empresa.


3.2 TREINAMENTO

            Empresas que apostam em cursos especializados para os seus colaboradores estão no caminho certo. Quanto mais preparada estiver a mão de obra de uma organização, maior será a sua agilidade e produtividade. Os ganhos financeiros também são grandes, pois os trabalhos bem executados não geram retrabalho.

A principal razão pela qual as empresas treinam é para proporcionar ao empregado novas habilidades ou melhorar as que ele já possui. Ele deve, portanto, produzir mais e melhor para a empresa, proporcionando um retorno ao investimento que a empresa fez em treinamento. (LACOMBE e HEILBORN, 2003, p. 271)

Além de adquirir experiência e maior conhecimento com relação a atividade que exerce na empresa, o colaborador acrescenta a empresa como mão de obra especializada e gera maior ganho de lucro.


3.3 MONITORAMENTO

O controle das atividades dos colaboradores nas empresas por parte do administrativo também tem melhorado e muito os trabalhos. Os serviços são executados no prazo e o feed back dos clientes se torna excelente.

[...] se para atender às necessidades dos clientes a empresa melhora a qualidade dos produtos, ela tende a vendê-los melhor e tem mais facilidade em atingir seus objetivos em relação aos acionistas, empregados e comunidade externa. (LACOMBE e HEILBORN, 2003, p. 25)

            Monitorar os colaboradores e as ações implementadas traz sucesso a empresa e maior competitividade no mercado.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

            As organizações vivem em uma época de mudanças na sua gestão de pessoas. Os líderes precisam estar cientes dessas mudanças, participando ativamente de cada processo. Cada empresa possui uma realidade diferente, mas todas elas de alguma forma podem estabelecer a sua maneira de manter seus colaboradores em suas empresas, ganhando assim maior lucro, produtividade e satisfação dos clientes.



REFERÊNCIAS


LACOMBE, Francisco José Masset, HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003

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